A região Amazônica (Zonas produtoras de cacau: Amazonas e Pará) é uma das áreas de maior desenvolvimento na compra de matéria-prima pela IBC que participa com isso de ações de relacionamento harmônico do cultivo ecológico do cacau aliado aos efeitos sustentáveis que essa notável cultura propicia, por meio da preservação ambiental, sustentabilidade do ecossistema e a valorização da agricultura familiar. Não bastando todos esses aspectos positivos, o Cacau do Brasil é um alimento apaixonante em todas suas etapas de produção - cultivo, processamento das amêndoas, produção de chocolate e, principalmente, na satisfação dos consumidores dessa sustentável iguaria.

A CEPOTX - Cooperativa Central de Produção Orgânica da Transamazônica e Xingu, está localizada na cidade de Altamira, no Pará e tem como principal produto o cacau orgânico em amêndoa produzido por 150 famílias de produtores associados, totalizando ~ 900 toneladas por ano. A cooperativa integra o Programa de Produção Orgânica totalizando 5 cooperativas do estado e uma área total de 5513,14 ha, onde reúne 88 propriedades certificadas, e comercializa com três grandes empresas brasileiras de São Paulo, as quais utilizam o cacau na produção de sabonetes e na fabricação de chocolates orgânicos, e com uma empresa da Áustria, com certificado Fair Trade (comércio justo). Além do cacau, os associados também produzem cupuaçu, açaí, pimenta e café orgânicos - ainda em pequena escala.

O Programa de Produção Orgânica é uma iniciativa da Fundação VIVER, PRODUZIR E PRESERVAR (FVPP) que apoia desde 2005 produtores familiares na formação e manutenção de cooperativas, produção e manejo orgânico, certificação, comercialização e controle de qualidade, contando com a parceria institucional da CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira). O programa tem como objetivo estabelecer relações de sustentabilidade com agricultores familiares baseadas em cooperação, manejo orgânico e melhoria da renda da agricultura familiar. Assim, esta atividade tem efeito direto sobre a conservação florestal na Amazônia: o impacto negativo da agricultura sobre o ambiente natural é reduzido ao mesmo tempo em que a sustentabilidade das famílias agrícolas é aumentada. As famílias melhoram a qualidade de suas vidas sem deixar suas propriedades em busca de novas áreas para desmatar.

AMAZÔNIA - Pará / Brasil

06

Cooperativas

88

Propriedades Certificadas

915,6 ha

De Cacau e

5513,14 ha

Área total

9000 ton

Produção anual

150

Família de Produtores

Cultivado sob Sistema Agroflorestal
Abaixo das arvores com proteção de floresta , das copas das arvores, protegendo a fauna e flora além de consorciar com ( Banana, Babaçu, Açai, Castanha do Brasil, Cupuaçu do Reino e outras variedades locais ).

COOPERATIVA CENTRAL DE PRODUÇÃO ORGÂNICA DA TRANSAMAZONICA E XINGU CEPOTX.

CNPJ: 22.568.369/0001 - 38 INSC. ESTADUAL 15.488.5673.

FONE: (93) 3515-1453

PRODUTO DESENVOLVIDO SOB AGRICULTURA FAMILIAR.

IBC Indústria Brasileira de Cacau - Todos os direitos reservados - 2015
Redes Sociais: